Me encontre
no Facebook!
Oh c'mon
Bookmark us!
Obrigada pela
Visita!

Otaku ou Otome?

3 comentários


          Quando vamos aos eventos de anime aqui no Brasil, sempre vemos otakus que procuram sua donzela otome. As duas palavras são amplamente usadas como gírias por aqui, apesar de terem significados bem diferentes.
          Otaku (おたく) no japão é um termo usado para designar fãs em uma maneira em geral. Mas voltado para o grau do fanatismo. Se você é fã, viciado, maluco por alguma coisa, você pode ser considerado um otaku no japão. O humorista e cronista Akio Nakamori observou que a palavra era muito utilizada entre fãs de animês e a popularizou por volta de 1989, quando a utilizou em um de seus livros. Este livro, M no jidai descrevia um assassino em série que se descobriu ser obcecado por animês e mangás pornográficos, e que recriava as histórias estuprando jovens garotas. A história foi inspirada em um assassino real, Tsutomu Miyazaki. Na época, criou-se um grande tabu em volta do termo e ele passou a ser usado de forma pejorativa para designar qualquer indivíduo que se torna obcecado demais em relação a um determinado assunto. 
Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga
          Esse tabu ainda é muito forte no país. Quem assistiu WataMote ou Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai sabe mais ou menos como isso funciona. No primeiro, a protagonista tenta se tornar popular, mas é desajeitada e só pensa em video games. No segundo, a protagonista é a filha perfeita, atleta, modelo, tem boas notas. Mas escode de todo mundo sua paixão por animes e jogos Yuri. A palavra Otaku no Japão muitas vezes é associado com problemas psicológicos (vicio extremo), e essas pessoas são excluídas da sociedade.

Cenas do Otaku no Video
         Nos Estados Unidos, o termo chegou em 1992 com o animê Otaku no Video (uma mistura de animê e documentário que mostrava a vida dos vários tipos de fanáticos em animação na época) e foi difundido pela revista informativa Animerica como um termo para identificar indivíduos fanáticos como aqueles retratados na animação. O termo ''otaku passou a ser usado de forma pejorativa, designando aqueles que são totalmente fanáticos por um elemento dessa subcultura — no caso, animação e quadrinhos japoneses. O termo foi se popularizando conforme os animês se popularizaram, e graças à Internet, o termo se espalhou pelo mundo, e pouco a pouco seu sentido foi modificado conforme se espalhava.Mesmo que em muitos países o termo otaku seja usado como sinônimo para fã de animês e mangás, em muitos lugares ainda se utiliza o seu significado original, como por exemplo, na Austrália. É necessário certa cautela quanto ao uso do termo, pois a multiplicidade de sentidos que ela possui pode gerar conflitos desnecessários.

Otome kei é tão kawaii!
      Otome ( 乙女) é um termo que significa donzela, dama, como já tinha dito anteriormente aqui, sendo usado também para o estilo Otome-kei, onde as meninas se vestem de maneira delicada e educada. Não só na forma de vestir, mas também no agir. Otomes são refinadas, não falam palavrão, são educadas e bem sensatas. 
      Se são coisas tão distintas, porque dizem que Otome é feminino de Otaku? Esse termo começou a ser usado no Japão (sim, lá no Japão!). Existe uma rua no distrito de Ikebukuro que foi apelidada de Otome Road pela revista Puff. É uma rua especializada em itens otakus, com revistarias, lojas de cosplays, maids café e tudo mais. A revista observou que muitas meninas estavam frequentando o local, e um número grande delas usavam o estilo mais fofo e discreto do Otome-kei. Para propaganda, começou a usar o termo para as compradoras local, e ele foi se espalhando pelo mundo através da Internet. Mas como nem todo mundo que vê anime ou compra coisas relacionadas a isso no Japão é viciado, sendo caracterizado como Otaku, o termo otome também não é relacionado profundamente com o Otaku. Isso lá na terra japonesa.
          É errado usar Otome para feminino de Otaku?Não, aqui no Brasil. Apesar de não ser o mais correto, ele já está bem difundido na nossa cultura. E convenhamos, (me desculpem otakus) as meninas que vão em evento não são bem donzelas (no sentido de serem polidas e refinadas XD). Eu também não sou, mas estou mudando para me tornar uma!
          Então leitoras, vocês se consideram Otakus ou Otomes, agora que conhecem bem o sentido como as palavras são empregadas?

          Conheça a Otome road no Google Maps clicando aqui!

Uma Otome andando na Otome Road!

3 comentários:

  1. Só avisando, o otome kei não te defini enquanto pessoa, a maneira como você deve agir. É apenas uma moda alternativa. :)
    Podemos ter hábitos otome lifestyle? Sim. Mas não que isso defina o estilo que você usa. ~*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho q na hora q eu escrevi ficou meio confuso XD

      Otome-kei é uma moda alternativa, onde a pessoa pode ou não agir como uma dama, isso vai depender da forma como ela é.

      A questão é, quem é Otome, no sentido de usar a palavra para se descrever no Japão, geralmente tbm usa o Otome-kei. E eu acho q baguncei mais ainda XD

      Excluir
  2. "Otomes são refinadas, não falam palavrão, são educadas e bem sensatas. "

    Então sou otome tanto no sentindo otaku, quanto no sentido delicada kk >////<

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, opinião, crítica, ideia!Ajude o blog a melhorar cada dia mais!