Me encontre
no Facebook!
Oh c'mon
Bookmark us!
Obrigada pela
Visita!

Vocaloid - Hatsune Miku

2 comentários
Ontem assisti um show maravilhoso na tv, que me deixou muito feliz. Não estou me referindo ao Rock in Rio, mas sim o DVD do Live Hatsune Miku: Project Diva, que meu namorado me deu. E lembrando que eu falei do novo jogo dela que ira sair pra 3DS, por que não contar um pouco da história dessa Diva da música virtual?


  Hatsune Miku foi criada originalmente para a versão 2.0, do software músical Vocaloid. Mas Vocaloid não é o nome da banda? Sim, também, mais sua história não começou aí.

      Vocaloid é um software, idealizado pela Yamaha por meados de 2003, possuindo uma simples função: cantar. O propósito inicial de sua criação foi para servir de backvocals para artistas “reais” porém sua usabilidade foi muito além do esperado. O vocaloid utiliza como base para criar as canções voicebanks baseados em vozes reais formando as palavras e frases através de fonemas.
       O software requer bancos de vozes – quais não são necessariamente desenvolvidos pela própria Yamaha. Hoje no mercado temos cerca de 7 companhias produzindo oficialmente voicebanks para o Vocaloid e muitas outras envolvidas no processo. Desde 2003 o programa
já ganhou uma segunda versão chamada VOCALOID2, sua principal diferença da versão anterior é o poder de sintetização da voz, que aumentou consideravelmente, além de uma nova interface. A Yamaha já anunciou a produção do VOCALOID3 e está sendo desenvolvido até o presente momento.

                            Os primeiros voicebanks para Vocaloid.



Interface do programa

       Em 15 de Janeiro de 2004 a empresa Zero-G lançou na NAMN (um dos maiores eventos sobre produtos musicais do mundo) os dois primeiros voicebanks para vocaloids chamados Leon e Lola: eles foram comercializados apenas no dia 3 de março de 2004 ao preço de 39,800 yen. Embora muitos acreditem que o primeiro vocaloid a ser lançado era japonês, Leon e Lola são vocaloids britânicos.Em 2005 Leon e Lola receberam o prêmio “Electronic Musician Editor’s Choice Award”, porém as reclamações sobre suas vozes eram muitas e devido a problemas de custos eles não emplacaram na América.Miriam foi a próxima vocaloid a ser lançada, sua voz foi fornecida pela cantora britânica Miriam Stockley, se tornando assim, a primeira vocaloid a ter sua provedora de voz conhecida.

                                                         Vocaloid no Japão

         No Japão, a companhia Crypton Future Media lança sua primeira vocaloid em 5 de novembro de 2004. O produto ficou entitulado como “Meiko”, primeiro nome da provedora de voz, Meiko Haigo. Devido a seu grande range de voz, Meiko foi considerada adequada para qualquer tipo de gênero musical. Ela foi a primeira vocaloid a ter um avatar, ilustrado por Shogo Washizu, membro da staff da Crypton, e devido a esse fato a vendagem do produto foi considerada bem sucedida. Esse sucesso da boxart e da ilustração foi considerado bom e gerou “inspiração” para seus futuros produtos.
         Devido ao fandom japonês, a utilização de sua voz foi levada ao extremo para produzir uma voz mais jovem, sendo denominada pelos fãs como Sakine Meiko. Devido as capacidades pro programa, gerar esse tipo de voz era razoavelmente mais simples, pois vocaloid1 possui algumas capacidade que foram perdidas no 2. 
Muitos acreditam que a primeira vocaloid para Vocaloid2 seria Hatsune Miku, porém não é. Um mes depois do lançamento oficial da versão 2 do software, uma nova empresa, chamada PowerFX, lança a primeira voz para Vocaloid2, chamada Sweet Ann, o nome é uma brincadeira fonética da lingua inglesa, se referindo ao país de origem da compania. Sweet Ann = Sweden (Suécia). 
          Com o sucesso das vendas de Meiko, a nova interface e as mas vendas de Kaito, a empresa Crypton parou para analisar o mercado musical do Japão e suas necessidades. Eles perceberam que o apelo de um personagem fofinho “moe” (termo utilizado para definir características consideradas atrativas pelos japones como óculos, uniformes escolares, etc) era grande e resolveram atender a essa demanda, iniciando a produção de vocaloids denominados Character Vocal Series (série de personagens vocais). Para sua confecção eles projetaram um personagem baseado nessa cultura e contrataram o ilustrador KEI para personificar a criação. Foi criado então a primeira personagem dessa série, chamada Hatsune Miku, definida pela Crypton como Ídolo Virtual. Sua principal característica que a diferencia é a presença de um pequeno profile, revelando idade, altura e peso. Tendo como provedora de voz uma atriz chamada Saki Fujita, conhecida por sua voz aguda e “fofa” assim que lançada Hatsune Miku foi sucesso total de vendas, tendo esgotado no primeiro dia que foi a venda, em 31 de Agosto de 2007. Seu nome significa Primeiro (Hatsu – 初) Som (Ne – 音) Futuro (Miku – ミク). Antes da existencia de Miku Vocaloid era um programa considerado underground e de pouco uso. Para essa popularidade aumentar o site NicoNicoDouga (Sorria Sorria Vídeos, conhecido como o Youtube japonês) teve papel fundamental nesse sucesso. Com os uploads de vídeos com a Miku não demorou muito até que surgissem paródias com sucessos da internet.
           A primeira música famosa de Miku foi um cover Levan Polkka, conhecida através de um meme da internet “Loituna Girl/Leekspin”, tendo como principal imagem uma miku completamente deformada agitando um alho-poró (negi em japonês, leek em inglês). Devido a popularidade desse meme na internet tanto ocidental como oriental a aparição de Miku começou a ser notada.Em novembro de 2007 um mangá chamado Hatsune Mix começou a ser publicado, dando maior notoriedade a figura de Miku.
          A partir daí, vários outros Vocaloids foram lançados, mais nenhum chegou aos pés de Miku.

                                     
               MikuMiku Dance



          MMD é um programa de animação que permite aos usuários animar e criar filmes de animação em 3D, originalmente produzido para o cinema de Vocaloid Hatsune Miku. O software permite aos usuários importar modelos 3D em um espaço virtual que pode ser movido e animado. As expressões das figuras em 3D podem ser facilmente alteradas e som podem ser ainda adicionados para criar vídeos de música. O software também tem o seu próprio motor de física e os usuários podem fazer ajustes para qualquer objeto dentro do espaço virtual fornecido pelo software. Usuários também podem usar Kinect da Microsoft para a captura de movimento. Todo o conteúdo, incluindo os modelos 3D, é distribuída livremente pelos usuários e a maioria de seus conteúdos adicionais é produzido pelos usuários com os novos modelos feitos por um software de modelagem 3D. Nesses novos modelos é possível encontrar de tudo: personagens de anime, de jogos, roupa para a Miku...  Foi por esse programa que eu passei a conhecer a Miku, e o Vocaloid. Caso queira conhecer o programa, basta ir no site MMD, baixar e se divertir. Só vão com calma, porque no começo ele é meio difícil de mexer. Não vá tentar fazer a Hare Hare Yukai logo de começo!

Games pela Sega; Live pelo mundo

     Hatsune Miku teve hits no topo e tem sido destaque em vídeos on-line recebendo milhões de  vista. Este foi posteriormente seguido por apresentações ao vivo em que o personagem é apresentado como um holograma na frente de uma banda ao vivo para a multidão de fãs delirantes.  Em 31 de maio de 2010, Exit Tunes Sair Presents Vocalogenesis: Hatsune Miku marcou a primeira vez que um álbum vocaloid chegou ao topo das paradas de álbuns japoneses semanalmente. Isso impulsionou performances ao vivo, com a primeira apresentação em 22 de agosto de 2009 como parte do Animelo Verão Live em Saitama Super Arena. O concerto no exterior ocorreu em 21 de novembro de 2009 em Cingapura como parte do Anime Festival Ásia. O show mais próximo do Brasil foi em São Francisco, no dia 18 de Setembro de 2010.




Hatsune Miku: Project DIVA  é um jogo de ritmo criado por Sega e Crypton Mídia Futuro para a PlayStation Portable com o virtual-diva vocaloid Hatsune Miku. A jogabilidade é parecida com outros jogos de música, como Elite Beat Angels, Guitar Hero ou DanceDance Revolution. Consiste em apertar uma sequencia de botões que vão aparecendo na tela. Projeto DIVA permite aos jogadores escolher entre uma grande variedade de caracteres, incluindo Miku em trajes diferentes. A característica mais elogiado do jogo, Modo Editpr, permite aos jogadores criar um vídeo musical personalizado de sua música preferida e  salvar em seu PSP. Há um total de 77 músicas disponíveis em Hatsune Miku: Project Diva. 36 músicas são obtidos normalmente por jogar através do jogo, 14 músicas estão disponíveis apenas através do Modo de Edição, e 27 canções precisam ser compradas na Playstation Network. Posteriormente, o Project DIVA 2 foi lançado para Play Station 3, e ano que vem sairá o primeiro jogo da série para a franquia da Nintendo, no 3DS


   Enfim, Hastune Miku é um fenômeno da música, dos jogos, de programas de edição... As possibilidades são inúmeras, e com certeza ainda tem muito pela frente...


2 comentários:

  1. Nossa quanta coisa!! algumas coisas eu já sabia sobre o vocaloid pq um tempo atras eu tava procurando por um programan de edição de som... mas a maioria das coisas q tão ai é de outro nivel... um post muito completo! gostei de ver amor!! espero que continue sempre assim!! /bj

    ResponderExcluir
  2. Nossa,a Hatsume Miku é realmente um exemplo de tecnoloia! Obriada pela correção!

    http://viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, opinião, crítica, ideia!Ajude o blog a melhorar cada dia mais!